sábado, 21 de maio de 2011

UMA VEZ QUE VOCÊ DECIDIU SAIR, CONSIDERE..

O que você deve fazer se já decidiu ir para outra igreja? Uma vez que você decidiu sair, considere o seguinte:

1. Prenda a sua língua, teologicamente falando. Não vacine a sua congregação contra uma doutrina ou uma prática bíblica que eles ainda não adotaram, por criticá-los severamente com essa doutrina ou prática, em sua saída. Se você fizer isso, estará imunizando-os contra a recepção desse bom ensino no futuro.

2. Limite seu conhecimento. Não continue a receber ou a acumular conhecimento de sua congregação quando você já sabe que está saindo. Isso tem de ser feito pelo próximo pastor ou por um presbítero que ficará na igreja. Sim, cumpra a vocação pastoral, mas leve outro líder com você, para que o cuidado continue depois que você deixar a igreja.

3. Controle a sua língua no que diz respeito a “ovelhas problemáticas”. Não estrague o começo do mistério do novo pastor por apresentar-lhe um quadro exageradamente desagradável de membros de sua igreja. Em outras palavras, não crie preconceitos no pastor contra quaisquer ovelhas do rebanho. Dê-lhes uma oportunidade de mudar, crescer e reconstruir a confiança pastoral.

4. Advirta o novo pastor. Havendo dito essas coisas no ponto 3, você deve advertir o novo pastor quanto aos lobos inflexíveis.

5. Saia. Com sabedoria, torne a transição algo breve. Tome bastante tempo para preparar a igreja a fim de que a transição seja tranqüila, mas não crie um engarrafamento para o novo pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário